26 de janeiro de 2010

A arte de fazer jornalismo





Foram dois anos sentado numa cadeira, olhando pra um quadro branco, com poucos traços de caneta e muitos slides.

Alguns aprendizados valiosos, alguns professores que realmente me acrescentaram algo. Outros, um pouco. E um ou outro que não me acrescenta absolutamente nada.

Mas, mesmo com isso, ainda não tinha sentido o gosto da arte do jornalismo.

Ás vezes eu ficava pensando. Será que fiz bem em desistir do meu sonho de ser Engenheiro Civil para me tornar Jornalista? Até pouco tempo atrás esta dúvida ainda pairava sobre minha cabeça.

Na minha individualidade, pensei várias vezes em desistir da faculdade, me matricular num cursinho e entrar na Univerdade Federal de Engenharia de Ouro Preto.

Foi então que decidi largar o meu emprego estável e procurar algo na área de comunicação. Praticar o jornalismo me faria ter a certeza de estar trilhando o caminho correto ou seria melhor dar um passo atrás, para conseguir dar dois passos pra frente.

Consegui um estágio. Na Rede Record. Realmente, fiquei feliz. Mas não tão empolgado. Me perguntava por que, pois a esmagadora maioria dos alunos de jornalismo dariam um rim para estar no meu lugar (posso ter exagerado aqui, mas, enfim...rsrs).

Hoje faz uma semana que estou trabalhando na área de apuração de notícias da Record. Neste período de sete dias, usufrui de muita coisa, profissionalmente falando, que nunca imaginei. Trabalho exatos seis metros do local onde é apresentado o principal jornal da casa, Jornal da Record, atuo diretamente com pessoas que tem as maiores referências do mercado. Aprendi a apurar notícias, a receber denúncias e descobrir se são verdadeiras ou não. Aprendi a correr atrás da informação.

Sei que sou estagiário da área primordial do jornalismo, onde surgem as matérias que nutrem todos os telejornais e o portal da casa.

No momento, um simples estagiário. Mas, com certeza, este estágio fará com que eu tenha uma carreira muito próspera. Como disse o André, uma das pessoas que eu conheci na redação da Record: "Atuar na área de escuta, apuração de notícias, faz com que você seja um jornalista completo". E é disso que corro atrás. Ser um profissional completo.

Ah, quanto ao meu sonho de fazer Engenharia?!?! Quando eu for Diretor de redação de alguma grande emissora, farei isso. Por hobby...rsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário